O CCiF é um think tank independente que tem como objetivo desenvolver soluções para a simplificação do sistema tributário brasileiro e para o aprimoramento do modelo de gestão fiscal do país.

#aconteceunoCCiF

O Centro de Cidadania Fiscal ganhou importante espaço no debate público durante o ano e conquistou destaque em diversos veículos nacionais.

Encontro com os presidenciáveis durante a campanha, participação em eventos diversos e a realização de seminários para discussão da reforma tributária fizeram parte da agenda do CCiF.

No decorrer de 2018, diversos especialistas também contribuíram com a discussão e demonstraram o seu apoio ao IBS (Imposto sobre Bens e Serviços).

Confira abaixo os principais destaques do ano.

Rita de la Feria

Em dezembro, os diretores do Centro de Cidadania Fiscal receberam a professora Rita de la Feria, professora da Universidade de Leeds (Inglaterra) uma das maiores especialistas de IVA no mundo para uma série de encontros e eventos.

A professora Rita de la Feria foi a convidada responsável por guiar o seminário Reforma Tributária e Simplificação da Tributação do Consumo: Um IVA Moderno para o Brasil”.

Realizado em parceria com o Núcleo de Estudos Fiscais da FGV Direito no dia 4 de dezembro, o evento discutiu o desenho ideal para a adoção de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e encerrou a agenda de debate pública do Centro de Cidadania Fiscal.

Em dezembro, os diretores do Centro de Cidadania Fiscal receberam a professora Rita de la Feria, professora da Universidade de Leeds (Inglaterra) uma das maiores especialistas de IVA no mundo para uma série de encontros e eventos.

O seminário também contou com a de Ana Paula Vescovi, secretária-executiva do Ministério da Fazenda e Caio Megale, secretário da fazenda da cidade de São Paulo nas mesas de debate.

Durante o seminário, Rita, que teve participação em diversos projetos de implementação do IVA pelo mundo, falou sobre as características do imposto e os aspectos brasileiros que podem acelerar o processo de adoção no Brasil e os mecanismos que devem ser enfrentados para combater a guerra fiscal hoje existente.

“Um sistema de tributação de consumo é eficiente quando leva em consideração a neutralidade interna e externa, sem nenhum tipo de isenção, regime diferenciado e com a tributação no destino da mercadoria. Não importa onde a fábrica será instalada, o que é importante é ficar atento ao consumo”, explica.

Mas para a professora, o Brasil também conta com vantagens, primeiro por poder aprender com o que já foi feito ao redor do mundo e entender o que realmente dá certo e o segundo é a extrema informatização do sistema brasileiro, que facilita a fiscalização, recolhimento e prevenção de fraudes.

Durante as apresentações, também foi possível entender as principais vantagens da adoção do novo imposto, como o rápido aumento da receita e sua aplicação com o surgimento da nova economia digital. “O IVA precisa ser simples, não ter dificuldades de fiscalização, nem de administração e contar com um processo de autogestão, além de não contar com benefícios, isenções e alíquotas diferenciadas para diversos setores”.

Confira o debate na íntegra

Encontro com os presidenciáveis


Pautar os candidatos à presidência e apresentar o melhor modelo de reforma tributária foi uma das metas do Centro de Cidadania Fiscal em 2018.

No primeiro semestre, os diretores se encontraram com os principais candidatos e suas equipes de campanha, apresentando as características e benefícios para o IBS.





Durante toda a campanha a reforma tributária foi um dos pontos discutidos em diversas oportunidades pelos candidatos.

A proposta do CCiF recebeu o apoio de diversos candidatos como Marina Silva, Geraldo Alckmin, Fernando Haddad e Ciro Gomes.



Vasco Guimarães

O professor Vasco Guimarães, da Universidade de Lisboa, esteve no Brasil em setembro para uma série de encontros e discussões sobre o IVA e as suas experiências na europa.

Na ocasião, o professor participou de encontros com os diretores do Centro de Cidadania Fiscal e foi um dos professores convidados da disciplina “Reforma Tributária: Design normativo do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS)”, na FGV Direito, ministrada pelo diretor Eurico de Santi.

O professor também foi um dos participantes de evento de mesmo nome que aconteceu a FGV Direito e discutiu os 4 eixos do novo imposto.

Confira nos vídeos:

• Aula - Design Normativo do IBS
• Colóquio

Redes Sociais

As redes sociais do CCIF são constantemente atualizadas com novidades e informações sobre as atividades o que está acontecendo no Centro e na área tributária.

Além do Facebook e LinkedIN, agora o CCiF também pode ser encontrado no Twitter.

Trabalhos publicados

Como parte do objetivo de contribuir com a melhoria do sistema tributário atual, a equipe do CCiF elaborou diversas notas técnicas que buscam reunir as principais propostas de aprimoramento do sistema tributário brasileiro.

Os trabalhos estão disponíveis no site do Centro de Cidadania Fiscal.

Confira

Proposta na Câmara

Em 2018, a proposta de reforma tributária elaborada pelo CCiF foi apresentada na Câmara dos Deputados pelo deputado Antonio Carlos Mendes Thame como uma emenda substitutiva global à PEC 293-A/2004.

Para conferir a emenda e sua justificativa acesse aqui.
Para uma versão atualizada com indicação de alterações do texto original clique aqui.


Mídia

Durante as eleições presidenciais de 2018, o CCiF esteve presente nas principais discussões sobre o sistema tributário brasileiro, tendo sido a proposta de reforma mais citada pelos candidatos. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o diretor Bernard Appy explicou as principais características do IBS e os benefícios da reforma tributária.

Além da Folha de São paulo, diversos outros veículos destacaram a importância do Centro de Cidadania Fiscal para a discussão de um novo modelo para o sistema tributário brasileiro durante as eleições e críticas e análises aos modelos propostos pelos presidenciáveis.

Confira as principais reportagens do ano.



Bernard Appy, diretor do CCiF, foi um dos convidados de uma série de entrevistas especiais do G1 com os economistas mais influentes do país. O objetivo foi analisar o cenário atual e as perspectivas para a economia brasileira no curto, médio e longo prazo.

Appy elencou a proposta de Reforma Tributária desenvolvida pelo CCiF como alternativa para um aumento consistente da produtividade brasileira, com crescimento econômico e melhor distribuição de riquezas.

Os desafios de sua implementação e a necessidade desta discussão na pauta do próximo governo foram os destaques da entrevista.

Confira a entrevista


A equipe do CCiF agradece todos aqueles que fizeram parte da nossa trajetória em 2018. O apoio e contribuições em nossas discussões garantem o bom funcionamento do Centro em busca de um sistema tributário mais simples e transparente para todos.

Boas Festas

Equipe CCiF


(11) 2305-2630

Rua Itapeva, 26 Cj. 1701 - São Paulo - SP

ccif@ccif.com.br

ccif.com.br