O CCiF é um think tank independente que tem como objetivo desenvolver soluções para a simplificação do sistema tributário brasileiro e para o aprimoramento do modelo de gestão fiscal do país.

Destaque

 

Câmara - Texto inicial da reforma tributária é apresentado

No dia 20/8, a comissão especial da reforma tributária na Câmara dos Deputados apresentou o texto inicial que será discutido na casa. A sessão contou com a participação do diretor do CCiF Bernard Appy, que expôs os principais aspectos da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 45 de 2019, do deputado Baleia Rossi, originalmente formulada pelo CCiF.

 
Confira

Posicionamento

 

PEC 45 e distribuição de renda

Em artigo publicado no Estadão, o diretor Bernard Appy avalia como as mudanças na tributação do consumo contidas na PEC 45/2019 terão efeito positivo sobre distribuição de renda, beneficiando as famílias mais pobres.

 
Confira

Custos e benefícios da reforma tributária

O diretor Bernard Appy, em artigo publicado no Estadão, pondera sobre os impactos da PEC 45/2019. “A manutenção da carga tributária não significa que o ônus do sistema tributário atual ficará constante, pois atualmente os consumidores pagam o montante arrecadado pelos governos, mas pagam também pela ineficiência do atual sistema”, afirma.

 
Confira

Mídia

GloboNews

As propostas para a reforma

O diretor Bernard Appy participou do Entre Aspas, da GloboNews, no dia 27/8. Conduzido pela jornalista Mônica Waldvogel, o programa debateu os projetos de reforma tributária atualmente em tramitação no Congresso.

Conferir

Valor

É possível desonerar a folha sem CPMF

Segundo o diretor Bernard Appy, em entrevista ao Valor, não é necessário recriar um tributo nos moldes da extinta Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF) para desonerar a folha salarial.

Conferir

Sindusfarma TV

Os impactos da reforma tributária sobre as empresas

Em entrevista ao Sindusfarma TV, o diretor do CCiF, Eurico Santi, comentou como a aprovação da reforma tributária proposta na PEC 45/2019 fortalecerá o ambiente de negócios no Brasil.

Conferir

Jovem Pan

“Nova CPMF não é a única e nem melhor opção”

Em 11/9, o diretor Bernard Appy foi entrevistado no Jornal da Manhã, sobre desoneração da folha de pagamento, tributação de movimentações financeiras e outros assuntos sobre a reforma tributária.

Conferir

Sescon News

Modelo proposto na PEC 45/19 é sucesso no mundo

Em entrevista ao Sescon News, a diretora do CCiF Vanessa Rahal Canado falou sobre o ambiente favorável à aprovação da reforma tributária.

Conferir

O Globo

Quase 2 mil horas por ano para pagar impostos

Reportagem traça um panorama de como a burocracia e a estrutura do sistema tributário brasileiro dificulta o dia a dia das empresas.

Conferir

Eventos

Sefaz-CE discute proposta de reforma tributária

No dia 19/8, o diretor Eurico Santi participou do seminário “Reforma tributária e cidadania fiscal”, realizado pela Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE). Santi também foi um dos convidados do evento “Reforma tributária, PEC 45 e perspectivas de futuro para o Brasil”, realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (IBEF-CE).

Conferir

Comissão da reforma tributária ouve especialistas

A comissão especial da Câmara que trata da reforma tributária (PEC 45/2019) promoveu, no dia 3/9, audiência pública para debater os aspectos econômicos da proposta.
O diretor do CCiF Nelson Machado foi um dos convidados.

Conferir

Reforma tributária é destaque no Seminário ABAD & Filiadas 2019

No dia 24/8, o diretor Bernard Appy abriu o Seminário ABAD & Filiadas 2019, realizado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, ocasião na qual o economista fez uma apresentação sobre a PEC 45/2019.


Conferir

As propostas de reforma tributárias

O diretor Bernard Appy participou, no dia 10/9, do painel “Propostas tributárias atuais”, dentro da programação do Fórum Nacional Tributário (Font), promovido pelo Sindifisco Nacional em Brasília.


Conferir

O que esperar da reforma tributária?

No dia 11/9, o diretor Bernard Appy participou do painel “Os impactos econômicos da reforma tributária”, parte da programação do Fórum de Debates da Confederação Nacional do Transporte (CNT), cujo tema foi “O que esperar da reforma tributária?”.

Conferir

Redes sociais

Pedro Menezes

fundador do Instituto Mercado Popular e colunista da Gazeta do Povo, em 21/8.

Conferir

Deputado Aguinaldo Ribeiro

relator da proposta de reforma tributária (PEC 45/19), em 27/08.

Conferir

 
(11) 2305-2630
Rua Itapeva, 26 Cj. 1701 - São Paulo - SP
 
facebook instagram twitter linkedin youtube
 
 

O CCiF é um think tank independente que tem como objetivo desenvolver soluções para a simplificação do sistema tributário brasileiro e para o aprimoramento do modelo de gestão fiscal do país.