O CCiF é um think tank independente que tem como objetivo desenvolver soluções para a simplificação do sistema tributário brasileiro e para o aprimoramento do modelo de gestão fiscal do país.

Destaque

 

Reforma em foco

Em editorial publicado no dia 15/9, a Folha defende a importância da reforma tributária. Para o jornal, a simplificação do "emaranhado de tributos incidentes sobre bens e serviços" é urgente: “substituir a coletânea de siglas — PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS — por uma única cobrança com base no valor agregado ao longo da cadeia de produção alinharia o país ao padrão internacional, além de propiciar um grande espaço para redução de custos e ganhos de produtividade.”

 
Confira

Posicionamento

 

Reforma tributária e desenvolvimento regional

Em artigo publicado no Estadão, o diretor do CCiF Bernard Appy destaca que a reforma tributária apresentada na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 45/2019 tem como consequência uma mudança radical na forma de fazer política de desenvolvimento regional no Brasil e deve gerar mais emprego e mais renda nas regiões mais pobres do País que a política atual.

 
Confira

Na Mídia

Valor - Taxação ao consumo concentra debate

“A CPMF é um tributo ruim e cumulativo. O tributo deve incidir sobre renda, patrimônio ou consumo e a CPMF não se encaixa em nenhuma dessas bases”, diz o diretor do CCiF Eurico Santi em matéria publicada no Valor.


Conferir

Estadão - Reforma de tributos pode gerar 300 mil vagas por ano

Cálculos elaborados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) mostram que a reforma tributária tem potencial para criar 300 mil empregos por ano e incrementar o consumo em até R$ 122,7 bilhões.

Conferir

Valor - Reforma tributária pode fazer PIB crescer 10 pontos

Ao Valor, o diretor Bernard Appy afirma que a reforma tributária da PEC 45/2019 deve elevar o crescimento do PIB nacional em 10 pontos percentuais em 15 anos.

Ele destaca ainda que o sistema proposto será tão simples que será possível emitir nota fiscal e calcular alíquota por meio de um aplicativo de celular.

Conferir

Tax Justice Network - Qual reforma tributária o Brasil precisa?

Em sua edição de setembro, o podcast É da Sua Conta, do site Tax Justice Network, trata das propostas de reforma tributária atualmente em discussão no Congresso.

Um dos entrevistados é o diretor Bernard Appy, que fala sobre os principais pontos da PEC 45/2019.

Conferir

Bahia Notícias - Reforma tributária gerará cidadania fiscal

Em entrevista ao Bahia Notícias, o diretor Eurico Santi afirma que caso a reforma tributária apresentada na PEC 45/2019 seja aprovada, os municípios poderão começar a estabelecer uma relação direta entre o que é cobrado em imposto e o que é devolvido à população.


Conferir

Eventos

IBDT

Centenário de Ruy Barbosa Nogueira e debate reforma tributária

A advogada e professora Vanessa Rahal Canado participou, no dia 19/9, da mesa de debates em comemoração ao centenário do jurista Ruy Barbosa Nogueira, fundador do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT). Realizado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), o evento discutiu a reforma tributária.

Conferir

Fiepe

Debate sobre reforma tributária reúne empresários

O diretor do CCiF Nelson Machado participou, em 24/9, do evento “Reforma tributária no Brasil: o que muda?”. Realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), o encontro aconteceu em Recife e discutiu, entre outros pontos, os principais aspectos da PEC 45/2019.


Conferir

APF

A reforma tributária e as fundações

O diretor Eurico Santi participou, em 24/9, do 11º Encontro Paulista de Fundações. Promovido pela Associação Paulista de Fundações (APF), o evento reuniu especialistas em tributos e representantes de diversos setores da economia para discutir os impactos da reforma tributária nas fundações e organizações do terceiro setor.

Conferir

Câmara e Amcham

Audiência pública sobre a reforma tributária

Os diretores Bernard Appy e Eurico Santi participaram no dia 19/9 do seminário "Reforma Tributária - PEC 45/2019”, que teve formato de audiência pública. O evento aconteceu em São Paulo (SP) e foi promovido pela comissão especial da reforma tributária na Câmara dos Deputados e pela Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil).

Conferir

Tome Nota

 

Jota
Série de artigos debatem o IBS

O site Jota está publicando uma série de artigos de juristas, professores, pesquisadores e advogados sobre a proposta de reforma tributária elaborada pelo CCiF, que deu origem à PEC 45/2019, do deputado Baleia Rossi. O objetivo da série é ampliar o debate sobre o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

 
Confira
 
(11) 2305-2630
Rua Itapeva, 26 Cj. 1701 - São Paulo - SP
 
facebook instagram twitter linkedin youtube
 
 

O CCiF é um think tank independente que tem como objetivo desenvolver soluções para a simplificação do sistema tributário brasileiro e para o aprimoramento do modelo de gestão fiscal do país.