O CCiF é um think tank independente que tem como objetivo desenvolver soluções para a simplificação do sistema tributário brasileiro e para o aprimoramento do modelo de gestão fiscal do país.

Destaque

 

“Precisamos mexer nos mecanismos que perpetuam distorções”, diz Appy

Em reportagem publicada no site da revista Capital Aberto, o diretor do CCiF Bernard Appy fala sobre os desafios da reforma tributária no Brasil.

 
Confira

Posicionamento

 

Reforma ou ajuste?

Em artigo publicado no Estadão, o diretor Bernard Appy rebate algumas críticas ao projeto de reforma tributária em análise na Câmara, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 45/2019. Segundo Appy, “a proposta da adoção de alíquota uniforme e base ampla na tributação do consumo não é uma invenção brasileira, mas sim a recomendação quase unânime da literatura internacional”.

 
Confira

Serviços financeiros no IVA

Em outro artigo, também no Estadão, o diretor Bernard Appy afirma que a PEC 45 não reduz a tributação dos bancos, embora mude sua composição, desonerando o spread e elevando a tributação dos serviços cobrados por meio de tarifas.

 
Confira

Mídia

Estadão

PEC 45 é a proposta mais sensata, afirma economista

Para José Roberto Mendonça de Barros, sócio-fundador da consultoria de análise macroeconômica MB Associados, a aprovação da reforma tributária seria muito positiva para a recuperação econômica do país.

Conferir

Jovem Pan

O desafio da unificação de impostos no país

Em reportagem que foi ao ar na rádio Jovem Pan, o diretor do CCiF, Bernard Appy, destaca que o impacto positivo da reforma tributária sobre a renda das famílias tende a privilegiar sobretudo o setor de serviços.

Conferir

Folha

Reforma tributária da Câmara dá mais liberdade a estados, diz IFI

Relatório elaborado pela Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão de análise macroeconômica do Senado, avalia que a proposta de reforma tributária que tramita na Câmara dá mais flexibilidade para que os estados busquem o equilíbrio das suas contas.

Conferir

Diário do Comércio

Reforma tributária é tema de plenária em Belo Horizonte

A PEC 45 foi o principal tópico da reunião plenária realizada na Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas). O diretor do CCiF, Nelson Machado, apresentou os principais pontos da proposta e como ela pode melhorar o ambiente de negócios no Brasil.

Conferir

Eventos

XP promove seminário sobre reforma tributária

A XP Política, braço de análise da XP Investimentos, realizou em 30/9 o 1º Seminário de Reforma Tributária. No evento, o diretor do CCiF Eurico Santi foi um dos participantes do painel “As propostas em discussão”.

Conferir

Comissão debate política socioeconômica do IBS

O diretor Eurico Santi participou no dia 1/10 de audiência pública voltada à discussão da política socioeconômica do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). O evento foi promovido pela comissão especial da reforma tributária na Câmara.

Conferir

Vitória recebe seminário sobre a reforma tributária

Em 4/10, o diretor Bernard Appy esteve em Vitória (ES) para participar do seminário regional sobre a PEC 45. Realizado na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), o evento teve como objetivo ampliar o debate sobre a proposta na sociedade capixaba.


Conferir

Os impactos da reforma nos setores público e produtivo

Em 7/10, foi a vez do Rio de Janeiro (RJ) receber um seminário regional organizado pela Câmara para discutir a PEC 45. Na oportunidade, o diretor Nelson Machado palestrou sobre a proposta, elaborada pelo CCiF.


Conferir

Capital paraense recebe seminário regional

Belém (PA) foi outra capital a receber um evento regional da Câmara para discutir a proposta de reforma tributária em trâmite na casa. Realizado em 10/10, o seminário regional contou com apresentação do diretor Nelson Machado.

Conferir

Reforma tributária: por que mudar e para onde ir?

O diretor Eurico Santi e o professor e advogado José Garcez Ghirardi apresentaram no dia 8/10, na Casa do Saber, em São Paulo (SP), um breve diagnóstico da caótica tributação sobre o consumo no Brasil atual e conversaram sobre as vantagens da PEC 45. O encontro teve mediação do advogado Pierre Moreau.

Conferir

Grupo Bandeirantes realiza fórum para discutir a reforma tributária

O diretor Bernard Appy participou no dia 14/10 do Fórum BandNews sobre a Reforma Tributária. O evento, realizado na sede do Grupo Bandeirantes, em São Paulo, teve a participação de representantes das propostas atualmente em debate no Congresso, empresários e especialistas.

Conferir

Tome Nota

 

Jota
Uma nova racionalidade para um sistema sem distorções

O site Jota está publicando uma série de artigos sobre a proposta de reforma tributária que tramita da Câmara. Na publicação mais recente, Bento Maia, economista do CCiF, discute o débito e o crédito no IBS.

 
Confira
 
(11) 2305-2630
Rua Itapeva, 26 Cj. 1701 - São Paulo - SP
 
facebook instagram twitter linkedin youtube
 
 

O CCiF é um think tank independente que tem como objetivo desenvolver soluções para a simplificação do sistema tributário brasileiro e para o aprimoramento do modelo de gestão fiscal do país.