O CCiF é um think tank independente que tem como objetivo desenvolver soluções para a simplificação do sistema tributário brasileiro e para o aprimoramento do modelo de gestão fiscal do país.

Presidenciáveis destacam a criação do IVA em suas plataformas de governo

O início de agosto marcou o começo oficial da campanha presidencial. Com o start dado e os candidatos apresentados pelos partidos, chegou a hora de discutir as propostas.

Parte das reformas essenciais para o próximo governo, a reforma tributária é um dos assuntos que pautam o debate eleitoral. Nos últimos meses, o CCiF concentrou os seus esforços em discutir com os pré-candidatos e suas equipes, as particularidades e benefícios da proposta de reforma tributária elaborada e defendida pelo Centro. Agora, em ritmo de campanha, a criação de um imposto para tributação de bens e serviços do tipo IVA, tema central da proposta do CCiF, parece ser o único ponto de convergência entre os quatro principais candidatos ao pleito.

A união dos presidenciáveis em torno do assunto chamou a atenção também do jornal Folha de S. Paulo, que dedicou o seu editorial do dia 13 de agosto para defesa da proposta de reforma. Citando sempre os benefícios da mudança como o aumento da produtividade, transparência, simplificação e o fim da guerra fiscal, Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede Sustentabilidade), Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT) já discutiram o assunto em eventos, entrevistas, sabatinas e até mesmo no primeiro debate entre presidenciáveis na TV.

Confira algumas das principais reportagens sobre o assunto:
Editorial da Folha de São Paulo
Valor Econômico
Terra
Época Negócios
Sabatina BTG Pactual

Destaque

Prêmio tributarista do Biênio

A edição 2017/2018 do Prêmio “ Tributarista de destaque”, realizado pela Associação Paulista de Estudos Tributários, divulgou o seu vencedor. Eurico de Santi, diretor do CCiF, foi o grande destaque do prêmio que já se encontra em sua 8ª edição e homenageia os principais profissionais do biênio.

Com votação realizada em duas etapas, a escolha dos indicados foi feita por associados e membros da comunidade jurídico-tributária. Além de ser um dos diretores responsáveis pelo Centro de Cidadania Fiscal, de Santi também é professor da FGV Direito SP.

“Compartilho este momento de muita alegria com todos meus clientes, companheiros de trabalho, em especial aos da Fundação Getúlio Vargas e do Centro de Cidadania Fiscal, aos demais colegas da academia, alunos e todas as pessoas que de alguma forma contribuíram para consolidação de um trabalho colaborativo e movido pelo benefício da coletividade. Não poderia deixar de mencionar”, destaca Santi.

Eventos

Seminário Unafisco

O seminário “Os desafio para o próximo governo - Justiça Social e combate à Sonegação e à Corrupção”, promovido pela Unafisco Nacional contou com a participação de três diretores do Centro de Cidadania Fiscal. Eurico de Santi, Isaias Coelho e Bernard Appy estiveram presentes para falar sobre desafios do sistema tributário brasileiro e apresentar a proposta elaborada pelo CCiF. Eurico de Santi foi moderador do painel sobre Transparência e combate à sonegação e à corrupção. Já Appy e Coelho integraram o painel que discutiu a Reforma Tributária e Justiça Social.

Mais informações sobre as discussões do seminário

Mídia

Valor Econômico

A reforma tributária elaborada pelo Centro de Cidadania Fiscal pode ser votada ainda em 2018. A emenda substitutiva global à PEC 293-A/2004 foi apresentada pelo deputado Antonio Carlos de Mendes Thame e deve receber o parecer do relator da PEC, Luiz Carlos Hauly, nos próximos dias.

O cerne da proposta é a criação de um imposto para tributação de bens e serviços do tipo IVA. O Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) deve unificar os 5 impostos que hoje incidem sobre o consumo: IPi, PIS, COFINS, ICMS e ISS.

Os principais candidatos à presidência, Geraldo Alckmin, Marina Silva, Ciro Gomes e o candidato à vice-presidente Fernando Haddad, já demonstraram apoio ao projeto.

Confira a matéria completa


Vanessa Rahal Canado no Mercado Aberto

A decisão que permite às empresas excluírem o PIS/Cofins da base de cálculo do próprio tributo, feita pelo Supremo Tribunal Federal, foi um dos assuntos da quinzena.

Para comentar o tema, a diretora Vanessa Rahal Canado foi entrevistada pela coluna Mercado Aberto, da Folha de São Paulo.

Confira a matéria completa



Estadão Notícias

Quais as principais reformas que o futuro governo deve enfrentar? O podcast “Estadão Notícias” procurou responder a pergunta e entrevistou o diretor Bernard Appy. No episódio "Quem vai encarar a reforma tributária?", Appy falou sobre a importância da reforma tributária para a retomada do crescimento do país e comentou a presença do modelo tributário proposto pelo CCiF na agenda dos principais candidatos à presidência.

Para conferir, acesse


Agência Brasil

A Agência Brasil colocou em pauta as propostas de reformas tributárias apresentadas ao governo federal e as características do IVA (Imposto de Valor Agregado). Entre os especialistas ouvidos, o diretor do Centro de Cidadania Fiscal Bernard Appy destacou a importância a longo prazo da reforma. A matéria teve alcance em todo o país e repercutiu em veículos como iG, Gazeta do Povo, Paraíba Online, dentre outros.

Confira a reportagem completa


(11) 2305-2630

Rua Itapeva, 26 Cj. 1701 - São Paulo - SP

ccif@ccif.com.br

ccif.com.br