O CCiF é um think tank independente que tem como objetivo desenvolver soluções para a simplificação do sistema tributário brasileiro e para o aprimoramento do modelo de gestão fiscal do país.

Posicionamento

 

A janela de oportunidade da reforma tributária

Em artigo conjunto publicado com exclusividade pelo jornal Folha de S. Paulo, o diretor do Centro de Cidadania Fiscal, Bernard Appy e o deputado federal Baleia Rossi, falaram sobre o ambiente favorável para aprovação da Reforma Tributária no país e a importância de se levar esta discussão para os mais variados públicos.

O texto se destaca por apresentar os problemas do atual sistema tributário de forma objetiva, além de demonstrar a unidade e a solidez do projeto na hora de trazer soluções e propor a mudança pela qual se dedica o CCiF.

 
Confira

Tome nota

Relator da Reforma Tributária

A reforma tributária defendida por líderes da Câmara, com base na proposta desenvolvida pelo Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) será relatada pelo deputado João Roma (PRB-BA) na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), primeira etapa para aprovar as mudanças no sistema de impostos e contribuições.

A comissão é a primeira fase da tramitação da proposta. Deputados influentes na Casa querem acelerar a análise do assunto sem esperar que a reforma da Previdência esteja em estágio mais adiantado, como deseja a equipe econômica do governo.

 
Confira

Eventos

 

Evento promoveu debate sobre a reforma tributária junto a líderes de empresas

Foi realizado no dia 6 de maio de 2019, evento organizado pelo IREE – Instituto para a Reforma das Relações Entre Estado e Empresa, que contou com a presença do diretor Bernard Appy e do deputado federal Baleia Rossi.

O objetivo do encontro foi debater a PEC 45 proposta pelo deputado baseada no projeto de reforma tributária formulado pelo CCiF. A conversa também contou com a participação do ex-ministro chefe da controladoria geral da união, Valdir Simão, além de ampla comunicação entre toda a plateia e os palestrantes no esclarecimento de dúvidas e na difusão do projeto e suas intenções.

Para quem não pôde comparecer, o evento estará disponibilizado em vídeo na íntegra a partir do dia 11 de maio de 2019:

 
Confira
 

Proposta da Reforma Tributária do CCiF é apresentada na reunião dos Secretários de Fazenda do Norte e Nordeste

Os diretores Nelson Machado e Eurico Santi foram os convidados da reunião para discutir os desafios da gestão fiscal dos estados e propostas de reforma tributária. Em suas participações, Nelson e Eurico apresentaram para os gestores fazendários a proposta de reforma que tem como foco a tributação de bens e serviços formulada pelo CCiF.

Após intenso debate, ficou estabelecido pelos secretários que os mesmos irão acatar o projeto da PEC 45 interposta pelo deputado federal Baleia Rossi, mas indicar alterações pontuais que julgam necessárias.

 
Confira
 

Seminário Reformas Previdenciária e Tributária

A diretora Vanessa Rahal Canado foi convidada pelo Instituto de Estudos Fiscais de Belo Horizonte para ministrar palestra sobre o IBS e evidenciar a necessidade de mudança e simplificação do sistema tributário atual.

O evento contou a presença de advogados e professores especializados na área, bem como, Leonardo Rezende Alvim, Procurador da Fazenda Nacional e Onofre Alves Batista Júnior, Procurador do Estado de Minas Gerais.

A apresentação promovida pela diretora Vanessa se encontra no site:

 
Confira

Mídia

O novo projeto da reforma tributária

A proposta do CCiF foi o destaque da coluna do jornalista econômico Celso Ming, publicada na edição de 25 de abril de 2019 do jornal O Estado de S. Paulo.

Esclarece os principais pontos da proposta - base da PEC 45/19 - protocolada pelo deputado Baleia Rossi, em uma iniciativa do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, de colocar definitivamente a Reforma Tributária na agenda de soluções dos grandes problemas do país.

Conferir

Uma reforma para chamar de sua

Reportagem de André Jankavski, da Exame, fala sobre a movimentação do Congresso em apresentar uma proposta de reforma tributária com base na proposta desenvolvida pelo CCiF.

A matéria indica que a Câmara não pretende esperar a tramitação da Reforma da Previdência e tocar as duas propostas em paralelo.
O diretor do CCiF, Bernard Appy, foi um dos entrevistados.

Conferir

Folha de S. Paulo - IVA, 1º item da agenda de produtividade

A proposta do CCiF também foi o destaque da coluna do jornalista econômico Samuel Pessoa na edição de 05 de maio de 2019.

O economista destaca a necessidade de se criar um IVA com olhar para o futuro tributário do país, assim como ocorre no mundo todo e explica com detalhes a proposta da reforma tributária proposta pelo CCiF que detém sua aprovação.

Conferir

Reforma Tributária pode elevar PIB em 15 pontos em 10 anos

O diretor Bernard Appy foi destaque em matéria veiculada pelo jornal O Globo.

A matéria deu destaque às afirmações de Appy quanto aos benefícios da reforma proposta pelo CCiF e o anseio do deputado federal Baleia Rossi em dar sequencia ao projeto em seguida à reforma da previdência que já se encontra em tramitação no Congresso Nacional.

Conferir

 
(11) 2305-2630
Rua Itapeva, 26 Cj. 1701 - São Paulo - SP
 
facebook twitter linkedin
 
 

O CCiF é um think tank independente que tem como objetivo desenvolver soluções para a simplificação do sistema tributário brasileiro e para o aprimoramento do modelo de gestão fiscal do país.