Em reportagem publicada pela revista Capital Aberto, o diretor do CCiF Bernard Appy fala sobre os desafios da reforma tributária no Brasil. Confira o primeiro parágrafo:
As motos tomaram o lugar do jegue como meio de transporte símbolo do Nordeste. Uma fatia de 32,2% das vendas do veículo no País fica na região, segundo a Abraciclo, entidade que representa os fabricantes; o percentual do Sudeste, cujas metrópoles estão abarrotadas de motoboys, é de 35,3%. Curioso é observar que não há fábricas de motocicletas nem no Nordeste nem no Sudeste: há 40 anos a produção brasileira está concentrada em Manaus, sob impulso de benefícios fiscais. O resultado aparece no preço final, engordado pelo custo de uma logística que envolve fretes para longas jornadas de caminhões. “O consumidor arca com essa despesa para que empresas paguem menos imposto”, resume o economista Bernard Appy, um dos dirigentes do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF), instituto que desenhou a proposta de reforma tributária em tramitação na Câmara dos Deputados.
Para ler a íntegra da reportagem, publicada em 11/10/2019, clique aqui.