Seminário: Desafios do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) – Experiência internacional do IVA

O CCiF realizou hoje, 14/12, o seminário “Desafios do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS): experiência internacional do IVA”. O evento contou com exposição de Rita de la Feria, professora de direito tributário da University of Leeds (Inglaterra). Na sequência, foram debatidas questões e comentários apresentados pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro, pela jornalista Marta Watanabe, do…

Veja mais

Seminário: Contencioso Administrativo do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS)

O CCiF realizou hoje, 9/12, o seminário “Contencioso Administrativo do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS)”. O evento contou com exposição de Nelson Machado, diretor do CCiF, que apresentará pontos da nota técnica sobre o tema elaborada pelo Centro. Na sequência, foram debatidas questões e comentários apresentados por Carlos Henrique de Oliveira, presidente do Conselho Administrativo de…

Veja mais

Seminário: Impactos federativos da reforma da tributação do consumo

O CCiF realizou hoje, 21/11, o seminário “Impactos federativos da reforma da tributação do consumo”. O evento contou com exposições de Luiz Claudio Gomes, Secretário de Fazenda Adjunto do Estado de Minas Gerais, e Sérgio Gobetti, economista e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) cedido à Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do…

Veja mais

Seminário: Impactos distributivos da reforma da tributação do consumo

O CCiF realizou hoje, 7/11, o seminário “Impactos distributivos da reforma da tributação do consumo”. O evento contou com exposições de Débora Freire Cardoso, professora adjunta do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fernando Gaiger Silveira, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e professor associado do Centro de…

Veja mais

Seminário: Impactos setoriais da reforma da tributação do consumo

O CCiF realizou ontem, 24/10, o seminário “Impactos setoriais da reforma da tributação do consumo”. O evento contou com exposições de Débora Freire Cardoso, professora adjunta do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Edson Domingues, professor titular do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG, e Eduardo Fleury, sócio do FCR…

Veja mais

Tributação brasileira do consumo é a pior do mundo, por Eurico Santi

Mais do que simplificar, desburocratizar, reduzir o litígio, extinguir regimes especiais e aumentar a segurança jurídica, a reforma tributária deve, sobretudo, empoderar o contribuinte ao revelar o quanto se paga de imposto sobre o consumo, fortalecendo a cidadania fiscal do brasileiro. Por isso, segundo o diretor do CCiF e coordenador do curso de especialização em…

Veja mais